Melhorar
a qualidade significa, antes de mais nada, "arrumar a casa" ou fazer
"housekeeping", como se diz em inglês. As empresas japonesas
descobriram um modo prático e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso
de memorização: 5 S, iniciais de 5 palavras japonesas que amparam o programa de
arrumação. Você pode aplicar os 5 S para arrumar sua vida. Veja como, nessas
dicas extraídas de orientações do professor D. H. Lorenzetti, consultor
especializado em produtividade e em cultura gerencial japonesa, titular do INPG
- Instituto Nacional de Pós Graduação. E maneira sucinta pode dizer que o SEIRI
refere-se às atividades de eliminação do que é supérfluo, o SEITON às
atividades de ordenação das coisas (arrumação em seus lugares devidos), o Seixo
às atividade de limpeza e arrumação do lugar de trabalho, o SEIKETSU à higiene
e à aparência pessoal e SHITSUKE às atividade de desenvolvimento e manutenção
da disciplina e do profissionalismo no ambiente de trabalho.
Fazer
"SEIRI" significa descartar o que não apresenta utilidade. Muitos de
nós temos uma tendência quase "psicopata" de acumular quinquilharias
e inutilidades que acabam por ocupar nosso espaço, nosso tempo e nosso
dinheiro! Pior: desvia a atenção do essencial e contribui para abaixar o moral.
A dificuldade de se encontrar um documento ou uma ferramenta, o desânimo que o
aspecto carregado de determinadas áreas cheias de peças e equipamentos acaba
por gerar na força de trabalho, a necessidade de se custear maiores áreas para
a guarda de materiais, documentos, livros e equipamentos desnecessários são
exemplos nas quais o SEIRI deve ser aplicado.
Escolha
uma área de sua vida para iniciar o trabalho do SEIRI - iniciando por uma área
bem crítica para que todos percebam claramente os resultados.
Classifique
objetos - documentos, roupas, máquinas, móveis, instrumentos - segundo uma
escala de 1 a 5:
1.
Absolutamente necessários
2.
Necessários
3. Pouco
necessários
4. Não
necessários
5.
Absolutamente desnecessários.
Defina
então:
1. O que
deve ser mantido - deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza.
2. O que
deve ser doado ou jogado fora.
Faça isso
pelo menos uma vez por ano.
Fazer
"SEITON" significa organizar, colocar as coisas em ordem, arrumar
tudo em seu devido lugar. Tudo deve ser sempre disponível e com acesso fácil
próximo ao local onde ocorre a ação,onde é efetivamente necessário.
Defina
com racionalidade os lugares em que os objetos deverão ficar. Movimentos
deverão ser reduzidos, nos usos, bem como no esforço.
- Defina a quantia ideal para cada coisa - ela deve ser reduzida ao mínimo.
- Tudo o que for usado deve voltar ao lugar certo imediatamente após o uso.
- Se precisar use etiquetas ou lembretes para ordenar melhor seus instrumentos de trabalho, de tal forma que exista rapidez e eficiência para desenvolvimento de sua função.
Fazer
"SEISO" significa manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho.
Muitas donas-de-casa costumam cozinhar, e concomitantemente, limpar e guardar
panelas e utensílios, limpar o chão da cozinha etc. Visam garantir a limpeza e
o aspecto geral do local de trabalho. Antes, durante ou depois de um dia de trabalho
a limpeza e a ordem devem ser priorizadas para que tenhamos um bom ambiente
físico e qualidade de vida no trabalho.
- Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo limpo e em ordem;
- Envolva as outras pessoas nesse processo;
- Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas.
Fazer
"SEIKETSU" significa preocupar-se e cuidar do asseio aparência
pessoal.
- Atente para todos os detalhes de sua aparência pessoal - e mantenha uma rigorosa disciplina de cuidados diários;
- Mantenha a regularidade na visita ao cabeleireiro, dentista;
- Cuidados especiais e rigorosos com mãos e pés, escovação de dentes, asseio das roupas, barba.
Fazer
"SHITSUKE" significa criar, educar, treinar, disciplinar. Só se
consegue um bom desempenho e uma boa atitude profissional através de constante
prática e aperfeiçoamento.
- Incorpore os princípios dos 5 S, como uma filosofia de vida;
- Invista em sua mudança pessoal rumo ao aperfeiçoamento constante;
- Busque desenvolver, assumir e manter padrões éticos de conduta e focalize seu conhecimento sem visar resultados imediatistas...
Através
desses mecanismos simples a pessoa consegue manter sua mente mais arejada e sua
produtividade aumenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário