Bem Vindo, caro cliente aqui o Sr(a) encontra a solução para implantar um sistema de Gestão da Qualidade em sua empresa.


"A indústria é um processo de satisfazer clientes, não um processo de produzir bens."

Autor: ( Theodore Levitt )

5 "S" PARA MELHORAR SUA VIDA


Melhorar a qualidade significa, antes de mais nada, "arrumar a casa" ou fazer "housekeeping", como se diz em inglês. As empresas japonesas descobriram um modo prático e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso de memorização: 5 S, iniciais de 5 palavras japonesas que amparam o programa de arrumação. Você pode aplicar os 5 S para arrumar sua vida. Veja como, nessas dicas extraídas de orientações do professor D. H. Lorenzetti, consultor especializado em produtividade e em cultura gerencial japonesa, titular do INPG - Instituto Nacional de Pós Graduação. E maneira sucinta pode dizer que o SEIRI refere-se às atividades de eliminação do que é supérfluo, o SEITON às atividades de ordenação das coisas (arrumação em seus lugares devidos), o Seixo às atividade de limpeza e arrumação do lugar de trabalho, o SEIKETSU à higiene e à aparência pessoal e SHITSUKE às atividade de desenvolvimento e manutenção da disciplina e do profissionalismo no ambiente de trabalho.

Seiri - Senso de Utilidade
Teoria
Fazer "SEIRI" significa descartar o que não apresenta utilidade. Muitos de nós temos uma tendência quase "psicopata" de acumular quinquilharias e inutilidades que acabam por ocupar nosso espaço, nosso tempo e nosso dinheiro! Pior: desvia a atenção do essencial e contribui para abaixar o moral. A dificuldade de se encontrar um documento ou uma ferramenta, o desânimo que o aspecto carregado de determinadas áreas cheias de peças e equipamentos acaba por gerar na força de trabalho, a necessidade de se custear maiores áreas para a guarda de materiais, documentos, livros e equipamentos desnecessários são exemplos nas quais o SEIRI deve ser aplicado.
Prática
Escolha uma área de sua vida para iniciar o trabalho do SEIRI - iniciando por uma área bem crítica para que todos percebam claramente os resultados.
Classifique objetos - documentos, roupas, máquinas, móveis, instrumentos - segundo uma escala de 1 a 5:
  1. Absolutamente necessários
  2. Necessários
  3. Pouco necessários
  4. Não necessários
  5. Absolutamente desnecessários.
Defina então:
  1. O que deve ser mantido - deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza.
  2. O que deve ser doado ou jogado fora.
Faça isso pelo menos uma vez por ano.
Teoria
Fazer "SEITON" significa organizar, colocar as coisas em ordem, arrumar tudo em seu devido lugar. Tudo deve ser sempre disponível e com acesso fácil próximo ao local onde ocorre a ação,onde é efetivamente necessário.
Prática
Defina com racionalidade os lugares em que os objetos deverão ficar. Movimentos deverão ser reduzidos, nos usos, bem como no esforço.
  • Defina a quantia ideal para cada coisa - ela deve ser reduzida ao mínimo.
  • Tudo o que for usado deve voltar ao lugar certo imediatamente após o uso.
  • Se precisar use etiquetas ou lembretes para ordenar melhor seus instrumentos de trabalho, de tal forma que exista rapidez e eficiência para desenvolvimento de sua função.
Seiso - Senso de limpeza
Teoria
Fazer "SEISO" significa manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho. Muitas donas-de-casa costumam cozinhar, e concomitantemente, limpar e guardar panelas e utensílios, limpar o chão da cozinha etc. Visam garantir a limpeza e o aspecto geral do local de trabalho. Antes, durante ou depois de um dia de trabalho a limpeza e a ordem devem ser priorizadas para que tenhamos um bom ambiente físico e qualidade de vida no trabalho.
Na prática:
  • Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo limpo e em ordem;
  • Envolva as outras pessoas nesse processo;
  • Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas.
Seiketsu - Senso de asseio pessoal
Teoria
Fazer "SEIKETSU" significa preocupar-se e cuidar do asseio aparência pessoal.
Prática
  • Atente para todos os detalhes de sua aparência pessoal - e mantenha uma rigorosa disciplina de cuidados diários;
  • Mantenha a regularidade na visita ao cabeleireiro, dentista;
  • Cuidados especiais e rigorosos com mãos e pés, escovação de dentes, asseio das roupas, barba.
Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina
Teoria
Fazer "SHITSUKE" significa criar, educar, treinar, disciplinar. Só se consegue um bom desempenho e uma boa atitude profissional através de constante prática e aperfeiçoamento.
Prática
  • Incorpore os princípios dos 5 S, como uma filosofia de vida;
  • Invista em sua mudança pessoal rumo ao aperfeiçoamento constante;
  • Busque desenvolver, assumir e manter padrões éticos de conduta e focalize seu conhecimento sem visar resultados imediatistas...
Conclusão
Através desses mecanismos simples a pessoa consegue manter sua mente mais arejada e sua produtividade aumenta.

Nenhum comentário: